domingo, 16 de julho de 2017

Mito ou verdade: frio piora dores nas articulações?


Com as baixas temperaturas, quem sofre de problemas nas articulações, geralmente, relata dores mais agudas. Segundo a reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Terezinha Hacbarth Freire, isso acontece, pois as alterações climáticas e da pressão do ar potencializam reações inflamatórias do corpo, tendo como resultado o aumento do desconforto e dor.

“Dois terços dos pacientes, que possuem algum grau de dor de lesões, relatam agravamento dos sintomas nos períodos de baixas temperaturas”, afirma a especialista.

Segundo a médica, por muito tempo acreditou-se que mudanças climáticas e sintomas relacionados à dor nas articulações fossem apenas mitos. Mas, estudos recentes como o da Universidade de Harvard, nos EUA, mostram que existe relação direta entre elas.

Em pacientes portadores de osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, ocorrem mais espasmos musculares, ocasionando o aumento da compressão articular. De acordo com a reumatologista, estes sintomas são também consequência da contração dos vasos sanguíneos causada pela baixa temperatura.

Para diminuir esse desconforto, Elisa Terezinha Hacbarth Freire sugere alongamentos, aquecer o corpo, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios com regularidade. “Um programa de atividades físicas específicas no frio pode otimizar a irrigação sanguínea, aumentar o controle muscular e a flexibilidade”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário